O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 17/12/1987
Emancipação Política: 17 DE DEZEMBRO DE 1987
Gentílico: FERREIRENCE
Unidade Federatíva: AMAPÁ
Mesorregião: CENTRO DO AMAPÁ
Microrregião: MICRORREGIÃO DE AMAPÁ
Distância para a capital: 142 KM

Dados de características geográficas

Área: 5.072,20
População estimada: 7145
Densidade: 0,78
Altitude: 654
Clima: EQUATORIAL ÚMIDO
Fuso Horário: UTC-3
Criado em 17 de dezembro de 1987 pela lei federal nº 7.639, o município de Ferreira Gomes está localizado a 142 quilômetros de Macapá. A população é estimada em 6.901 habitantes e a área é de 5.072,2 Km². Está localizado na região central do Estado, com acesso pela BR-156.

Faz limites com os municípios de Macapá, Porto Grande e Tartarugalzinho, Cutias, Pedra Branco do Amapari, Pracuúba e Serra do Navio. As atividades econômicas do município são as da maioria dos municípios do Estado: pecuária, com ênfase na criação de bubalinos e de bovinos, a agricultura de subsistência, destacando-se a plantação de pinus e a cultura da laranja. Em acentuado crescimento está a piscicultura, sobressaindo-se as espécies: tucunaré, sarda, acará e outras. Na década de 70, foi inserida a plantação de pinus por uma companhia multinacional, para a indústria de celulose. Nas suas florestas nativas há bastante árvores como acapu, angelim, andiroba, acariquara, cupiúba, maçaranduba, quaruba, entre outras.
O município foi habitado inicialmente por cabanos. Já foi sede da Colônia Militar Pedro II (1840), implantada pelo major João Ferreira Gomes, cujo nome deu ao atual município.
Em 1944 foi construída a primeira escola rural, na gestão do capitão Janary Nunes, primeiro governador do então Território Federal do Amapá. Em 1966 é construído o Grupo Escolar Ceará.
Ferreira Gomes é conhecida pelo Carnaguari, um carnaval fora de época realizado no município, geralmente nos meses de agosto ou setembro. É um evento que reúne grande público, principalmente da capital, Macapá. De maneira mais tímida, também existe o turismo de natureza na região.
O Município de Ferreira Gomes possui uma estrutura politico-administrativa composta pelo Poder Executivo, chefiado por um prefeito eleito por sufrágio universal, auxiliado diretamente por secretários municipais nomeados por ele, e pelo Poder Legislativo, institucionalizado pela Câmara Municipal de Ferreira Gomes, órgão colegiado de representação dos munícipes que é composto por vereadores também eleitos por sufrágio universal.
O nome do município é uma homenagem ao major João Ferreira Gomes, que em 1840 implantou a Colônia Militar Pedro II na região.
O município é conhecido pelo Carnaguari, um carnaval fora de época que acontece geralmente em agosto ou setembro.
O município é rico em argila, mas não tem grandes recursos para desenvolver indústrias.
O município tem três hidrelétricas: Cachoeira Caldeirão, Guaracy Nunes e Ferreira Gomes.
O município é conhecido por suas florestas nativas, que abrigam árvores como acapu, angelim, andiroba, acariquara, cupiúba, maçaranduba e quaruba.
O município é conhecido por suas paisagens e belezas naturais, como o rio Araguari.
O município é conhecido por suas atividades agropecuárias, como a criação de bovinos, bubalinos e suínos, e a plantação de mandioca, milho e banana.
O município é conhecido por sua piscicultura, que se destaca pelas espécies tucunaré, sarda e acará.

BRASÃO


BANDEIRA


Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo